sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Luis Pinto-Coelho


Luis Pinto-Coelho é um autor português de banda desenhada, criador do personagem Tom Vitoín.

Luís de Almeida e Vasconcellos Pinto Coelho nasceu em Lisboa, em 1959. Filho de arquitecto e sobrinho do pintor Luís Pinto-Coelho, cresceu a desenhar e influenciado pela leitura dos clássicos da banda desenhada franco-belga.

Em 1975 mudou-se com a família para o Brasil, onde morou no Rio de Janeiro, e aí terminou os seus estudos secundários e iniciou o curso de Engenharia. Em 1979, depois de abandonar os estudos universitários, regressou a Portugal onde trabalhou por vários anos em arquitectura.

Frequentou o curso de Fotografia do Ar.Co de 1983 a 1985, trabalhou em fotografia, design gráfico, ilustração e cartoon. Motociclista entusiástico, em 1990 fez uma série de desenhos humorísticos para a revista Moto-Jornal.

Criou a banda desenhada “As Odisseias de um Motard“, publicada desde 1992 na revista Motociclismo, onde o autor faz o protagonista Tom Vitoín e os seus amigos viver aventuras que retratam com humor a realidade do quotidiano do motociclista português. Em virtude do sucesso desta BD na revista, em 1996 foi lançado o primeiro álbum da série “As Odisseias de um Motard”, que é a compilação das histórias já publicadas.

Ilustrou “Os Portugas no Dakar”, segundo a ideia original e argumento da piloto Elisabete Jacinto. Esta BD, com texto de Elisabete Jacinto e desenhos de Luis Pinto-Coelho, conta de forma humorística as aventuras verídicas dos motociclistas portugueses no “Paris-Dakar”. O 2º volume recebeu, em 2008, o prémio de Melhor Cartoon Nacional nos VI Troféus Central Comics, na Casa da Animação, no Porto.

Sem comentários: