terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Criadores lusos no maior festival de BD

Os autores de banda desenhada João Lemos, Rui Lacas, Ricardo Tércio e Nuno Alves são alguns dos artistas portugueses que marcam presença no Festival Internacional de BD de Angoulême, que começa esta quinta-feira, em França.

João Lemos disse, ontem, à agência Lusa que estará pela terceira vez presente em Angoulême para mostrar o seu trabalho e fazer contactos, porque o festival "é o evento" de banda desenhada na Europa para quem trabalha nesta área.

João Lemos referiu que em Angoulême estarão também outros autores portugueses, como Marcos Farrajota, Pepedelrey, Ricardo Venâncio e Jorge Coelho, que têm editado por etiquetas independentes, como a Chili Com Carne, El Pep, MMMNNNRRRG ou Imprensa Canalha.

Estas editoras terão um espaço em Angoulême para vender e apresentar edições recentes.

Entre as obras portuguesas que serão apresentadas em Angoulême, contam-se "Defier", de Ricardo Venâncio; "Mocifão", de Nuno Duarte, e "Your rotten flesh", de Pepepdelrey e Osvaldo Medina.

O 36º Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême decorrerá até ao próximo domingo e é considerado o mais importante evento de BD na Europa, com exposições, debates, sessões de autógrafos e, mais importante para os novos criadores, encontros com autores e editores.

A título de exemplo, foi em Angoulême, em 2005, que João Lemos, Nuno Alves, Ricardo Venâncio e Ricardo Tércio conheceram CB Cebulski, da Marvel, e foram convidados a colaborar com aquela editora de BD norte-americana.

Copyright: © 2009 Jornal de Notícias

Sem comentários: