quarta-feira, 25 de março de 2009


O Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, evento consolidado e reconhecido no País e na Europa, muda de data em 2009, começa a 30 de Maio para se prolongar até 14 de Junho. Depois do sucesso da exposição do inglês Dave Macken, em 2008, este ano o festival aposta não num, mas sim em quatro nomes internacionais: no italiano Lorenzo Matotti, no belga Denis Deprez, no americano Graig Thompson, e no brasileiro Fernando Gonsales.

Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja com nova data em 2009. A mostra começa a 30 de Maio para se prolongar até 14 de Junho. Este já é um festival reconhecido no País e também na Europa e recebeu, em 2008, mais de 6200 visitantes. Este ano, o evento apresenta mais exposições, cerca de 20, uma vasta programação paralela: workshops, lançamentos, conferências, noites temáticas, cinema de animação, e diminui os núcleos das mostras. No ano transacto, as pranchas estiveram expostas em sete núcleos da cidade e em 2009 visitam apenas quatro: Casa da Cultura, Biblioteca Municipal, Museu Regional e Casa das Artes. O Pax Julia – Teatro Municipal e a Galeria do Desassossego recebem algumas das actividades paralelas previstas.
 
Paulo Monteiro, responsável pela Bedeteca de Beja e pela organização do festival, adiantou que "em 2009 não existe um nome forte da Banda Desenhada internacional, mas quatro". "O italiano Lorenzo Matotti, talvez o nome mais importante, o belga Denis Deprez, o americano Graig Thompson, e o brasileiro Fernando Gonsales são os nomes grandes do festival deste ano". "Mas o evento não mostra apenas os autores estrangeiros", frisou igualmente o organizador, "porque vai continuar a divulgar os nomes menos conhecidos, alternativos, a nível nacional e nesta quinta edição vamos ter trabalhos, por exemplo, do autor de BD algarvio Carlos Rocha, três autoras, pouco conhecidas, mas de qualidade, com uma exposição de mangá. Pedro Burgos e o criador dos "Patinhos" o português Rui Cardoso, entre outros, também vão trazer as suas histórias aos quadrados para Beja".
 
Paulo Monteiro explicou ainda as razões inerentes à mudança da data de realização do festival, apontado duas: "a primeira prende-se com o facto de termos verificado, nas edições anteriores, que seria necessário distanciar a data do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, do calendário da Ovibeja e depois porque muitas das propostas do nosso cartaz anual são realizadas à noite e temos verificado que no início de Maio as noites são frias, não convidam a sair, daí termos também por isso, avançado para um mês onde as temperaturas são mais amenas".

Sem comentários: