sábado, 17 de janeiro de 2009

Popeye chega aos 80 anos no domínio público europeu

João Moço, Diário de Noticias
Aniversário. Herói nascido nos dias da Grande Depressão, Popeye faz hoje 80 anos. Discutiu popularidade com o rato Mickey nos anos 30 e fez carreira em vários meios, da BD impressa ao cinema, passando pela televisão e jogos de vídeo. Nos EUA os direitos de autor serão cobrados até 2024
Foi publicado pela primeira vez há precisamente 80 anos. Nasceu como um desenho, mas acabou por conhecer muitas vidas nos mais variados meios. Das curtas-metragens de animação (no grande ecrã, mais tarde na televisão) a aventuras no cinema de imagem real, e, mais recentemente, no universo dos videojogos, a projecção que o musculado marinheiro que come espinafres é um feito que nem todos os heróis em desenho conseguiram atingir.

Criado pelo 
cartoonista norte-americano Elzie Crisler Segar, apareceu pela primeira vez aos olhos do público noThimble Theatre. Apesar da grande popularidade do marinheiro, nem tudo foram rosas. Raras não foram as vezes em que Elzie Segar foi aconselhado a reduzir alguma da agressividade nas histórias de Popeye. Todavia, estas críticas não impediram que as aventuras do marinheiro transpostas para o grande ecrã, a partir de 1933, tivessem chegado a disputar popularidade com o rato Mickey, no final dos anos 30. Nascido nos dias da Grande Depressão, Popeye foi um dos ícones mais tatuados nos braços de muitos militares nos dias da II Guerra Mundial.

Com a chegada do presente ano, algo mudou no mundo de Popeye. Desde o dia 1 de Janeiro a imagem do marinheiro entrou no domínio público. Mas a medida só tem efeitos práticos na União Europeia, uma vez que decorre da aplicação de uma lei que visa o fim da vigência dos diretos de autor de uma obra, 70 anos passados sobre a morte do seu criador. E Elzie Crisler Segar morreu a 13 de Outubro de 1938, ou seja, há mais de 70 anos. 

Contactado pelo DN, Lucas Serra, acessor de administração da Sociedade Portuguesa de Autores, confirmou que a partir de agora poderá utilizar-se livremente a imagem de Popeye, uma vez que entrou no domínio público.

Todavia, nos EUA, até 2024, o devorador de espinafres vai continuar a ser propriedade da King Features, uma empresa do grupo de entretenimento Hearst. A lei norte-americana assegura a atribuição dos direitos de autor por 95 anos desde a primeira publicação da obra.

Sem comentários: