terça-feira, 19 de maio de 2009

XI PORTO CARTOON WORLD FESTIVAL



Estão escolhidos os vencedores do Porto Cartoon World Festival de 2009, subordinado ao tema “As Crises”.

Mihai Ignat da Roménia foi o vencedor do Grande Prémio do XI PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa. O segundo prémio foi atribuído a Augusto Cid (Portugal) e o terceiro a Zygmunt Zaradkiewicz, da Polónia.

A elevada qualidade dos trabalhos, levou o júri internacional a atribuir ainda 11 Menções Honrosas a artistas de 10 países: Austrália, Bulgária, Coreia do Sul, França, Irão, Itália (2), Polónia, Rússia, Turquia e Ucrânia.

O PortoCartoon-World Festival é considerado pela FECO (Federation of Cartoonists’ Organisations) um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, o que coloca Portugal no pódio dos concursos internacionais de caricatura. 

A edição de 2009, subordinada ao tema "As Crises", registou a participação de meio milhar de humoristas, de 70 países, com cerca de 2000 desenhos. O Brasil é o país com mais participantes – mais de 50 cartunistas, com cerca 200 desenhos – logo seguidos do Irão, Turquia, Roménia, Portugal e da China. 

O júri internacional do XI PortoCartoon foi presidido por Georges Wolinski, (França) e integrou ainda: Peter Nieuwendijk, Secretário-geral da FECO (Holanda); Xaquin Marin, Director-honorário do Museo de Humor de Fene (Espanha); Roberto Merino, encenador (Chile); Nuno Carvalho, representante do Ministério da Cultura; Luís Mendonça, Representante da Faculdade de Belas Artes do Porto e Luís Humberto Marcos, director do Museu Nacional da Imprensa.

A Caixa Geral de Depósitos é o mecenas oficial deste certame, um dos três mais importantes concursos mundiais de cartoon, inaugurado em 1998, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.

A exposição dos trabalhos, em data a indicar, terá lugar no 
Museu Nacional da Imprensa.
 
Veja 
aqui os trabalhos vencedores.

Sem comentários: