quinta-feira, 30 de abril de 2009

Carlos Zíngaro, desenhador


Pedro Cleto

Está patente em Guimarães, na galeria do Museu Arqueológico Martins Sarmento, até dia 30 de Maio, a exposição "Da Ordem do Místico e do Perverso", uma retrospectiva da obra em Banda Desenhada e Ilustração de Carlos Zíngaro.

Mais conhecido como músico ligado ao jazz e à improvisação, em especial enquanto violinista, Zíngaro tem também uma vasta obra gráfica menos divulgada em que aborda "preferencialmente o lado nonsense, a exploração gráfica extrema, a experimentação plástica/visual/conceptual", conforme revelou ao site Divulgando BD.

A actual mostra, com cerca de 70 originais das últimas quatro décadas, a preto e branco ou a cores, alguns dos quais inéditos, inclui BD publicada na "Visão" (1975), ilustrações para o livro "A Caixa", de Sérgio Godinho e capas de discos da Banda do Casaco ou de Júlio Pereira.

Comissariada por Marco Mendes, a exposição será complementada com um catálogo, que incluirá uma extensa entrevista realizada por Pedro Moura, um texto do Rui Eduardo Paes sobre o seu percurso musical e a relação deste com a sua obra gráfica e a reprodução de algumas obras a cores, a lançar em breve juntamente com um novo número da revista "Margens e Confluências" dedicado à BD e à Ilustração.
Esta é a primeira de um ciclo de exposições dedicado à Banda Desenhada e Ilustração portuguesa contemporâneas, organizado pelo Curso de Licenciatura em Artes - Banda Desenhada e Ilustração, existente desde 2006 na ESAP de Guimarães, estando já em preparação a próxima, dedicada a Isabel Lobinho.

Copyright: © 2009 Jornal de Notícias; Pedro Cleto

Sem comentários: